domingo, 27 de maio de 2012

CICLOTURISMO - O que é?


  
   "Diferente das modalidades da bike, o cicloturismo é a melhor opção para quem gosta de andar de bicicleta sem o compromisso de uma competição, com o objetivo de conhecer novos lugares, pessoas e culturas. É uma forma de usar o equipamento como meio de transporte em uma viagem, sem necessitar ter experiência. Qualquer pessoa, independente de sexo e idade, pode praticar o cicloturismo.

    Assim como a escolha do roteiro e o tempo de viagem, o planejamento depende exclusivamente de quem faz o passeio. Para longas excursões, é necessário montar um roteiro básico de locais para saber o que pode encontrar, o tempo estimado da viagem, a preparação do equipamento e da saúde.   
        
    A segurança é um quesito importante no cicloturismo, abordado por muitos viajantes e por quem entende do assunto. Pedalar em uma estrada é mais seguro que na cidade, o que não quer dizer que a atenção deve ser menor: pedalar no acostamento e na direção da pista (nunca na contramão), respeitar as regras de trânsito, utilizar a sinalização adequada na bike, entre outros detalhes.

    Dependendo da preparação do aventureiro, o cicloturismo pode encarar modalidades do mountain bike em seu passeio, como o cross-coutry em estradas ou downhill em serras. Não existe um treinamento específico para fazer uma viagem de bicicleta, tudo depende da pessoa e dos seus limites; mas requer preparação psicológica, física e financeira adequada ao tipo de turismo que deseja realizar.

   O cicloturismo pode ser feito sozinho ou em grupo. É comum pessoas se reunirem para viajar juntas de bike, pelo simples fato de ter companhia e se divertir durante o passeio; ou em caso de problemas, ter com quem contar.

    Existe no Brasil entidades que organizam grupos de viagem para diversos destinos. Uma delas é o Clube de Cicloturismo do Brasil, que reúne os interessados nas viagens para programar passeios no Brasil e exterior, dando todo o suporte necessário."

Foto da Internet
http://www.curiosidades.jeitoetalento.com/curiosidades_esporte_f.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário