terça-feira, 22 de maio de 2012

Conheça os benefícios que andar de bicicleta traz a sua saúde

 Pedalar melhora a respiração: o esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos. Melhora do desempenho sexual, aumento da imunidade e perda de peso. Todos esses benefícios e muitos outros estão em uma atividade, geralmente que, se aprende na infância e nunca mais se esquece: andar de bicicleta.



1 -  Combate o estresse e a depressão: as contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo a incidência de ansiedade, angústia e depressão.
 
2 - Melhora as relações sexuais: como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.

3 - Emagrece: combinada a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda e no controle de peso, reduzindo a gordura corporal.


4 - Faz ser mais feliz e ter bom sono: o ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável. 


5 - Reduz colesterol e triglicérides: com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

6 - Evita o infarto: ocorre diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

7 - Diminui a pressão arterial: pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas. 


8 - Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

9 - Melhora a respiração: o esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando
a oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

10 - Garante boa forma e fôlego de atleta: a prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.


Aproveite as dicas e comece a pedalar!
  
Fotos e texto da Internet.

2 comentários:

  1. Além do explanado acima,pedalar é econômico,faz-se amizades,se conhece novos lugares e pessoas,reduz a poluição e tem um mundo todo pra explorar.

    Vilson Ciclista

    ResponderExcluir
  2. Verdade Vilson, traz benefícios também pra saúde do "bolso" e do nosso planeta.

    ResponderExcluir