segunda-feira, 7 de maio de 2012

TRILHA - BARRAGEM DO GOITÁ



Encontramo-nos no lugar de costume, às 6:30, para mais um pedal de domingo. Fiquei feliz, pois desta vez Edileuza a minha parceira de pedal  não me deixou na mão. Formamos um grupo de oito pessoas, eu (Ivone), Romero (meu esposo), Ramos (amigo e organizador das trilhas) Edileuza (esposa de Ramos), João, Tiago, Geison e Biu. 

Após a habitual oração, demos início à nossa trilha.  
O dia estava agradável, o sol encoberto nos presenteou com uma trilha mais extensa. Não estava nos planos, mas com a turma animada fomos nos adentrando e no final foram 78 Km percorridos. Bati meu record hoje. Chegamos às 14:30 e eu estava literalmente acabada. Mas valeu a pena, muitos recantos bonitos, poucas ladeiras, uma trilha realmente light.

Como sempre nossas trilhas giram em torno dos canaviais e da Usina Petribu em Lagoa de Itaenga. De lá seguimos para  Paudalho, acompanhando os trilhos da linha férrea, passando por cima e por baixo de pontes. Lá uma enorme ladeira nos aguardava...vencido esse obstáculo, prosseguimos rumo à Barragem do Goitá. No caminho pudemos desfrutar de um bom pedaço de Mata, respirar o ar puro, ouvir o canto das cigarras, depois passamos por vários sítios e granjas, contemplando um cenário que não nos é comum na vida urbana.

Por volta das 10 h chegamos à Barragem do Goitá, que foi construída no Rio Goitá, município de Paudalho, com o objetivo de controle de enchentes que em outras épocas devastaram a cidade de Recife. Chegando lá fizemos a travessia de balsa, precisavam ver, tinha até bike de colete salva-vidas, não é Geison e João?
Chegamos à Ilha de Copacabana, um lugarejo simples e agradável, com muitas redes armadas embaixo das árvores, um convite para descansar...
A essas alturas os famintos já estavam reclamando, pedimos para preparar cuscuz, macaxeira e capão guisado para o nosso café/almoço, que chegou às 11h.
Depois do frugal repasto retornamos rumo à Guadalajara pela BR. Em Paudalho, pausa para um pitstop, o pneu da bike de Romero furou, Ramos e ele trocaram rapidinho, pouco mais que 5 min.
Nesse ponto entramos em Paudalho seguindo um passeio ciclístico e pegamos os povoados de Rosarinho e Desterro. João se desintegrou do grupo, preferiu continuar pela BR. Mais à frente, Geison e Tiago também. Seguimos: os dois casais e Biu, e sabem onde fomos parar? Adivinhem... na Usina Petribu. Nesse ponto teve uma trairagem de Ramos que para livrar as ladeiras e a pista sem acostamento nos colocou numas trilhas cheias de lama e capim que mais parecia um caminho sem fim.
Enfim, sobrevivemos, não é Edileuza?

VALEU PESSOAL, FOI MUITO BOM PASSAR O DOMINGO COM VOCÊS


ATÉ A PRÓXIMA!!   




2 comentários:

  1. Parabéns, amiga! teu blog tá lindo! Deve ser maravilhoso, apesar de cansativo, pedalar por estes lugares lindos e poder usufruir da natureza que Deus nos deu. Bjão, Ana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana, o seu tbm está lindo, bem interessante os relatos de sua nova experiência. Vou ser seguidora, quero acompanhar de perto o seu sonho se realizar. Bjs

    ResponderExcluir